Sopas para Emagrecer

Sopa todo dia emagrece

Por ser uma alternativa rápida para o almoço e jantar, a sopa ganhou espaço nas cozinhas dos brasileiros. Mas, além de ser saborosa e auxiliar na prevenção de doenças, como gripes, diabetes e hipertensão, ela é uma grande aliada para quem quer emagrecer.
Segundo uma pesquisa da Iowa State University, dos EUA, quem inclui sopa no cardápio apresenta menor índice de massa corporal (IMC) e de medida da circunferência abdominal do que aqueles que não a consomem com frequência. “As sopas nos mantêm satisfeitos por mais tempo e contribuem para as dietas pelo fato de os alimentos triturados entrarem mais rapidamente na corrente sanguínea, aumentando os níveis hormonais que sinalizam que já comemos o suficiente”.

Benefícios
Uma das vantagens de consumir sopas para quem está de dieta é justamente a oportunidade de poder incluir diferentes vegetais. “Legumes e verduras frescos e crus têm alto valor antioxidante, mas, se não é possível comê-los assim, vale colocar tudo na panela e, depois de pronto, bater no liquidificador. Uma sopa de legumes ajuda a desintoxicar o organismo de alimentos pesados e excessos cometidos em épocas de festa ou após fins de semana”.

Detox
Quando o objetivo é desintoxicar o organismo, a sopa também é uma ótima opção. Mas ela deve ser leve, sem gordura e conter muitas folhas verdes que promovem a verdadeira faxina no corpo. “Além de uma ação diurética, as sopas detox também são de fácil digestão e tem uma ação restauradora, estimulando o trabalho do fígado e do pâncreas, que passam a eliminar as toxinas. Então, couve, aipo, rúcula, agrião, espinafre, bertalha, alho-poró, brócolis, couve-flor, repolho, nabo, rabanete couve-de-bruxelas são os principais itens de uma sopa detox. Para temperar, use cebola e alho”.

Consumo Ideial
Apesar de ser pouco calórica e promover saciedade, a sopa deve ter os ingredientes certos. Se for consumi-la no almoço, invista nos nutrientes, como carbohidratos mandioca, batata, ou mandioquinha), nas proteínas (carne, frango ou peixe, vitaminas, minerais, legumes, e verdura. Já no jantar, as sopas devem ser apenas a base de legumes, verduras e carne“Mas não é recomendado se alimentar apenas de caldos e sopas, pois isso dificulta uma reeducação alimentar. A pessoa não consegue consumir somente sopa por muito tempo e, dependendo dos ingredientes, pode levar a deficiência de macronutrientes, como carbohidratos, proteínas e gorduras”.

Sopa para TPM
Ingredientes:
- 200g de peito de frango cozido e desfiado
- 1 chuchu pequeno 1 cenoura
- ½ maço de agrião lavado, escorrido e picado (com talos)
- 20 talos de aipo com as folhas
- 1 tomate
- 1 dente de alho
- 1 cebola pequena
- 1 pitada de sal
- ½ litro de água
- 6 ovos de codorna cozidos e cortados ao meio

Modo de Preparo:
Leve ao fogo o peito de frango com os demais ingredientes cortados em pedaços pequenos. Espere ferver e deixe cozinhar em fogo lento, com a panela tampada, por 15 ou 20 minutos. Se preferir a sopa mais cremosa, bata no liquidificador. Sirva e enfeite com os ovos de codorna.

Os sete mais poderosos!
Alimentos que não podem faltar na sua sopa e que dão aquele gostinho de quero mais!

Berinjela
Tem poucas calorias, é rica em vitaminas A,C,B1,B2 e B3 e fonte de betacaroteno. Possui uma boa quantidade de sais minerais, tais como potássio, cálcio e ferro. Estudos recentes apontam que o consumo de berinjela ajuda a reduzir o colesterol.

Espinafre
As folhas têm uma boa quantidade de ácido fólico, que é capaz de prevenir o câncer de cólon. Estudos têm demostrado que o consumo de vegetais com folhas verdes-escuras, como o espinafre, pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Couve
É rica em cálcio, fósforo e ferro, minerais importantes á formação e manutenção de ossos e dentes. Tem vitamina A, indispensável á boa visão e á saúde da pele; e vitaminas do complexo B, que também protegem a pele, além de evitar problemas no aparelho digestivo e no sistema nervoso.

Linhaça
Ácidos graxos, ômega-3 e ômega-6 da semente uma armadura e tanto para as artérias. Esses nutrientes são gorduras não produzidas pelo organismo. Eles inibem as enzimas que produzem o colesterol ruim e o triglicérides.

Cenoura
Fonte de sais minerais como cálcio, potássio e zinco, possui ainda vitaminas B6, B12, E e C. Seu principal nutriente é o betacaroteno, responsável pela coloração alaranjada. Sua ausência pode provocar pele seca, ressecamento da córnea, conjuntivite e cegueira noturna.

Salsão
Possui propriedades diuréticas, desintoxicantes, é rico em celulose, que favorece a secreção dos sucos gástricos, auxilia na a digestão e mantém os intestinos em ordem. Suas fibras são importantes para o bom funcionamento do intestino e ajuda controlar a taxa de colesterol do sangue.

Brócolis
Rico em cálcio, é uma excelente fonte de vitaminas A e C, apresenta ácido fólico (indicado para gestantes), selênio e potássio. Possui poderosos antioxidantes, como o betacaroteno, luteína e zeaxantine, que podem ajudar a prevenir certas doenças relacionadas ao envelhecimento.

Sabores Diferentes

Sopa fria de pepino
Ingredientes:
- 1 pepino sem casca e sementes
- 1 dente de alho amassado
- 4 potes (700g) de iogurte light
- 3 xícaras (600ml) de água
- Sal e azeite a gosto
- Hortelã picada a gosto

Modo de Preparo:
Passe o pepino por um processador até formar uma polpa. Transfira para uma tigela e misture o alho, o iogurte e água. Tempere com sal e azeite e leve a geladeira por 2 horas. Distribua em cumbucas individuais, regue com azeite e polvilhe com hortelã. Sirva em seguida.

Sopa de frango com cenoura
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 500g de peito de frango
- ½ cebola picada
- 1 tomate sem sementes picado
- 2 batatas em cubos
- 2 cenouras grandes em cubos
- 1 litro de caldo de galinha
- Cheiro-verde picado para decorar

Modo de Preparo:
Corte o frango em cubos pequenos e refogue em uma panela média no azeite por 3 minutos. Adicione a cebola e o tomate e refogue por 3 minutos. Junte as batatas e as cenouras cortadas, o caldo de galinha, e deixe cozinhar por 20 minutos. Depois, é só salpicar o cheiro-verde e servir. Se preferir um caldo mais grosso, bata uma parte da sopa no liquidificador e junte com o restante.

Sopa de mandioca
Ingredientes:
- 1kg de mandioca limpa e picada
- 1/2kg de músculos cortados em cubos médios
- 3 colheres (sopa) óleo, sal e pimenta-do-reino a gosto
- 3 colheres (sopa) de cebolinha e salsa picadas
- 1 folha de louro
- 2 dentes de alho amassados 1 cebola bem picada
- Água para cozinhar

Modo de Preparo:
Coloque numa panela de pressão grande a mandioca, os pedaços de carne e deixe fritar. Aos poucos, vá colocando os temperos, mexendo sem parar para que nada queime. Despeje água até cobrir tudo. Em fogo baixo, cozinhe os ingredientes com a panela tampada. Após uma hora, abra a panela e veja se a mandioca esta mole. Retire a mandioca da panela, retire o miolo, coloque no liquidificador e bata. Devolva para a panela e deixe cozinhar mais um tempo até engrossar. Sirva em prato fundo, com salsa picada sobre a sopa.

Sopa de quiabo e frango
Ingredientes:
- 500g de quiabo picado
- Suco de 2 limões
- 1,5kg de peito de frango em cubos
- 2 dentes de alho picados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 4 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 3 tomates sem sementes picados
- 2 litros de água

Modo de Preparo:
Coloque o quiabo em uma vasilha, regue com o suco de limão e deixe de molho por 20 minutos. Tempere o frango com o alho, sal e pimenta. Aqueça uma panela com o óleo, em fogo alto e frite o frango e a cebola até dourar. Adicione o tomate e o quiabo e refogue por 3 minutos. Junte a água, tempere com sal e pimenta e cozinhe por 20 minutos em fogo baixo. Transfira para uma sopeira e sirva em seguida.

Sopa de tomate com queijo fresco
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola em cubos
- 1 talo de salsão em cubos
- 1 cenoura média ralada
- 1/3 de xícara (chá) de arroz lavado e escorrido
- 8 tomates maduros em pedaços
- 1 folha de louro
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 xícaras (400 ml) de água
- 1 xícara (chá) de queijo fresco em cubos
- Manjericão fresco picado para polvilhar

Modo de Preparo:
Aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio. Refogue a cebola, o salsão e a cenoura, mexendo de vez em quando, por 5 minutos. Adicione o arroz, o tomate, o louro, o sal, a pimenta e despeje a água. Cozinhe por 30 minutos em fogo baixo. Retire o louro, bata no liquidificador, despeje na panela e tempere com sal e pimenta. Leve ao fogo médio, deixe levantar fervura e sirva acompanhada do queijo e polvilhada com manjericão.

Sopa de mandioquinha com gengibre
Ingredientes:
- 1kg de mandioquinha sem casca em pedaços
- 1,5 litros de água
- Sal a gosto
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- ½ cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 colher (sopa) de gengibre picado

Modo de Preparo:
Coloque a mandioquinha em uma panela de pressão, cubra com a água e o sal, tampe e cozinhe por 20 minutos depois de iniciada a pressão. Desligue e deixe sair a pressão. Reserve 1 e ½ xícara (300 ml) da água do cozimento. Abra a panela, deixe esfriar e bata no liquidificador com a água reservada até formar um creme. Reserve. Aqueça uma panela com a manteiga refogue a cebola, o alho e o gengibre até murchar. Junte o creme de mandioquinha, acerte o sal e cozinhe até ferver. Transfira para uma sopeira e sirva.

Fonte: Editora Alto Astral – Só Dietas – Ano 10 Nº 50 / 2015